VÍDEO | RELEMBRE FILMES SOBRE CACHORROS + CRÍTICA DO NOVO LONGA: A CAMINHO DE CASA
quarta-feira, fevereiro 27, 2019
Em uma época em que tanto se fala sobre empatia (ainda bem!), tratar do tema em conexão com o respeito aos animais é fundamental. Foi maravilhoso, portanto, encontrar uma obra que humaniza tanto um cachorrinho como acontece no filme A Caminho de Casa, o qual assisti em uma cabine de imprensa.
A trama vai ser lançada nesta quinta-feira (28) e ao fazer a crítica, aproveitei para trazer análises e indicações de outros longas que têm cachorros como pontos centrais das histórias. Comédias, dramas e diversos quesitos variados se misturam nessa lista intensa e leve simultaneamente, na qual ainda pontuo uma obra que gerou grandes polêmicas.
No vídeo, além dos filmes, ainda indiquei um curta-metragem emocionante, intitulado de Gift, que você pode conferir clicando aqui.
Confira a lista dos filmes e a crítica (com acréscimos abaixo):
A trama vai ser lançada nesta quinta-feira (28) e ao fazer a crítica, aproveitei para trazer análises e indicações de outros longas que têm cachorros como pontos centrais das histórias. Comédias, dramas e diversos quesitos variados se misturam nessa lista intensa e leve simultaneamente, na qual ainda pontuo uma obra que gerou grandes polêmicas.
No vídeo, além dos filmes, ainda indiquei um curta-metragem emocionante, intitulado de Gift, que você pode conferir clicando aqui.
Confira a lista dos filmes e a crítica (com acréscimos abaixo):
É bacana ponderar sobre mais alguns detalhes sobre as entrelinhas do filme A Caminho de Casa que não pontuei no vídeo:
1. Antes de pontuar aspectos diretamente ligados à trama, preciso afirmar o quanto doeu assistir a uma cena da obra e lembrar do caso do cachorrinho morto de uma forma terrível no Carrefour. Existe uma cena rápida em que Bella está morrendo de fome e vai a um mercado seguindo o cheiro de frango que a atrai. Ao chegar, as pessoas sequer tentam a entender e tratar de uma maneira mais repleta de compaixão (dando algum tipo de alimento ou algo semelhante). Todos tentam afastá-la bruscamente e foi impossível não lembrar do caso ocorrido aqui no Brasil.
2. Existe uma cena bacana em que Bella encontra um 'bando' de cachorros nas ruas e, ali, dois aspectos repletos de mensagens em entrelinhas ocorrem. O primeiro é que ela pensa, por ver todos passando o dia nas ruas, que aqueles são cães sem família, sem tetos. Ela acaba descobrindo, porém, que todos eles têm casas e pessoas que os amam. A quebra de preconceitos acaba servindo para representações humanas (já que os cachorros poderiam ser entendidos como analogias a seres humanos em tal caso: incluindo Bella e seu julgamento prévio). As mensagens metafóricas podem servir para o machismo (mulheres que vão para muitas baladas e isso não significa que são menos profissionais e fiéis, por exemplo) e para diversos outros tipos de preconceitos que podem ser analisados pela situação.
3. Outro ponto é que Bella descobre que o líder 'daquela galera' é o cachorro de menor tamanho, o que seria aparentemente o mais fraco (fisicamente falando). Com tal situação, existe a representação da quebra de estereótipos inclusive para os seres humanos, emitindo a lição basilar do quanto a casca (o exterior) não definem capacidades e caráter. É bom pontuar também, nesse caso, que geralmente os cachorros menores são, de fato, os que comandam os maiores na natureza.
4. Existem cenas belíssimas de Bella servindo como suporte para diversos seres humanos e deixando um belíssimo legado para a medicina, por exemplo, que vai perceber a importância de cães para tratamentos psicológicos. Uma dessas cenas de suportes, inclui o salvamento que ela dá a um humano que sequer a conhecia e que, apenas por estar em situação de perigo, é ajudado por ela. A cena entra em dicotomia com a degradação da natureza causada pelos próprios indivíduos, enquanto Bella, que representa a natureza como um todo naquele momento, mostra o quanto todas as vidas e todas as minúcias da própria natureza estão interligadas e o quanto, quando não se olham com empatia, acabam em mortes (sejam elas metafóricas ou literais).
CORREÇÃO 1: Durante o vídeo pronunciei o nome do filme 'Meu Cachorro Skip' de maneira errada, já que o nome do cãozinho é Skip (e pronuncia como se escreve) e não Skipe.
CORREÇÃO 2: O vídeo acabou tendo um pequeno delay entre as falas e a imagem (que travou levemente) do minuto 16:18 até 16:24. Logo após esses poucos segundos, porém, tudo volta a funcionar normalmente. O mesmo ocorreu de 8:01 até 8:04. Estamos analisando o caso para que não se repita.
Qual o seu filme favorito que trata do amor aos animais? Já colocou A Caminho de Casa na sua lista? Não deixe de contar tudo nos comentários!
♥
20 COMENTÁRIOS
Oi Vanessa como você disse mesmo ainda acontecendo muitas barbaridas muitos ainda possui empatia ainda bem.
ResponderExcluirNão sabia desse longa. Uma ótima dica.
Beijos.
Divagando Palavras
www.divagandopalavras.com
Olá Vanessa, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não gosto deste estilo de filme, mas a Empatia realmente é uma tema muito atual, já fiz uma redação sobre e acho que todos deveríamos refletir sobre o tema.
Até mais!
www.depoisdaleitura.com.br
Que lista completa e linda! Amo esses filmes que nos emocionam e pra quem tem cachorro acho que fica ainda mais emocionante. Quero muito assistir ao novo filme e a crítica ficou incrível (adorei as ponderações extras também)
ResponderExcluirAmo animais e esse post falando de empatia e sobre eles é maravilhoso demais
ResponderExcluirBeijnos
www.pimentadeacucar.com
Amei a indicação. Sou apaixonada por Sempre ao Seu Lado e não conhecia vários dos outros filmes. Já quero correr pro cinema pra assistir a esse novo. Suas críticas são sempre maravilhosas.
ResponderExcluirEu gosto de "Sempre ao seu lado" e "Marley e eu". Gostei do vídeo.
ResponderExcluirBom feriado!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Voltamos do hiatus com bons conteúdos.
Até mais, Emerson Garcia
Tramas com animais - especialmente cachorros - me deixam muito emotiva. Eu confesso que não assisto, pois mexem demais comigo. Já me deu vontade de chorar vendo o trailer do filme kkkkk Tenha um ótimo dia, beijos!
ResponderExcluirBlog Paisagem de Janela
www.paisagemdejanela.com
Tem uma série legal no netflix apenas cães vale dar uma conferida quem gosta de cachorros
ResponderExcluiresse eu ainda nao vi, mas adoro filme de cachorro, marlon etc sao filmes mt lindos
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Na hora lembrei de quatro vidas de um cachorro quand vique lançou esse novo
ResponderExcluirmas realmente rs nao tem pensamento de cachorro, tem pensamento humano e a questao das expressoes bem lembrado
Que interessante a historinha da Bella.. quero ver, mas nao sei se vou ver no cine , Van...Mas adorei saber suas criticas e pontos!
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Não conhecia esse filme, fico muito emotiva em filmes com cachorros
ResponderExcluirwww.estiilocarol.com
Que legal, amei o post!! Eu já vi o trailer desse filme e estou super ansiosa pra assistir e agora fiquei mais curiosa ainda!!
ResponderExcluirBeijooos
Yanna Karim
Olá!
ResponderExcluirEu não sou muito chegada em filmes com cachorros, talvez porque eu tenha mais ligação com gatos. Mas tenho um amigo que vai se interessar muito, com certeza vou indicar para ele.
Beijão!
Lumusiando
Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..
ResponderExcluirParabéns!
Amo seu blog ..
Meu Blog: Hiper Saúde Ribeirão
Não conhecia esse filme, mas adoro filmes de cachorro em geral, apesar de a grande maioria deles me deixar tristinha (por quê??)
ResponderExcluirEnfim, adorei o vídeo.
Iasmin Guimarães | E agora?
Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..
ResponderExcluirParabéns!
Amo seu blog ❤️..
Meu Blog: Resultado Centro Oeste Cap
Oie!
ResponderExcluirFilmes com cachorros sempre acabam sendo muito tristes para mim. Eu sou completamente apaixonada por esses animaizinhos, e os filmes seeeempre me levam as lágrimas quando mostram alguma situação de desamparo, maus tratos ou doença nesses animais, e, obviamente, quando mostram suas mortes.
Pra mim, com certeza o filme mais lindo sobre cachorros é Marley e Eu. Eu achei extremamente engraçado o filme, cativante e o final foi tão, tão emocionante que fez minha casa toda chorar.
bjoss
Início de Conversa
Depois desse post vou assistir!
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
o que me marcou muito foi "sempre ao seu lado" <3
ResponderExcluirnão assisti esse ainda!
xoxo
Guria do Século Passado
Oi Van, eu amo filmes com doguinhos, são muito amor. Eu acho lindo e dá um calorzinho no coração. Um dos que mais gostei foram "Sempre ao seu lado e Marley e eu".
ResponderExcluirBeijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
➚ Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.
➘ Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.